Orlando Ribeiro
Orlando Ribeiro



// Quando em 1911 nasceu, ninguém diria que o filho do Sr. António da Drogaria, nos anos 30, estaria a fundar as bases científicas da Geografia Nacional. // Humanista, amante das artes, erudito explorador do mundo, Orlando Ribeiro tornou-se na figura ímpar desta ciência tão menosprezada até então. Merecem ser partilhados os seus cadernos de campo, as fotos da sua inseparável Leica os testemunhos de quem partilhou a sua vida pessoal e profissional... // Num documento que pretende reunir a absoluta riqueza obtida através desse prisma tão perspicaz e sensível: o Olho do Geógrafo.
//A câmara viajará pelas paisagens... pela natureza ....pelos lugares ocupados pelo Homem que o mestre Orlando Ribeiro nos ajudou a compreender e a amar. //A Arrábida... a Beira Baixa... os Capelinhos ... a Ilha do Fogo são alguns dos locais onde voltaremos, procurando transportar para o século XXI a memória deste geógrafo português e a sua obra de incontornável valor ecuménico.


14 julho 2010

António Barreto fala da importância da obra de Orlando Ribeiro.

A influência do pensamento do Mestre Orlando Ribeiro vai muito para lá da Geografia. A sua obra ajudou-nos a compreender a diversidade do território Português, cortando com a tradição de considerar o pais um território homogéneo.

O sociólogo destacou a obra “Portugal Mediterrâneo e Atlântico” que considera uma das pérolas da literatura portuguesa do Séc XX.

Falou-nos ainda das reflexões sobre a universidade onde já defendia a necessidade da praticar a ciência que se ensina.




Sem comentários:

Enviar um comentário